quarta-feira, março 18, 2009

Cidadania

Eu? Colocar uma definição de cidadania e fazer um texto retórico? Jamais!

No entanto não queria deixar de vos relembrar que o direito ao exercício da cidadania, isto é, do ser cidadão nesta cidade e sociedade, não se resume ao que os outros podem fazer por nós. É mais o que nós podemos fazer por nós para nos facilitar a vida e saber como raio o mundo gira.

Assim sugiro o registo em 4 sites:

Declarações Electrónicas
eAgenda
Segurança Social Directa
Portal do Cidadão

Outros sites haverá também interessantes para consulta, como o diário da república on-line, o portal da saúde e outros.

Mas estes 4 colocam-nos em contacto directo com as principais administrações, através de 4 dos 7 documentos identificativos que um cidadão português pode ter (que eu me lembre assim de repente), nomeadamente o cartão de contribuinte, o cartão de utente, o cartão da segurança social e com alguma imaginação o bilhete de identidade (para os mais curiosos, falta o cartão de eleitor, a carta de conduçao e o passaporte lol).

5 destes 7 estão já reunidos no cartão do cidadão, os outros dois não fará sentido estarem, pois são documentos internacionais. Recordo-te que qualquer razão é uma boa razão para fazer este cartão.

Já tens o teu cartão? Já te registaste nos sites? Se sim, sabes que é bom e nem é preciso parabenizar-te. Se não te registaste... ainda bem que gostas de estar em filas de espera nos atendimentos. Dá comigo um grande VIVÁ BUROCRACIA. Que sem dúvida é uma grande ferramente para nos aproximar uns aos outros. Nas filas.

Sem comentários: